Correio Popular Notícia



Karateca ji-paranaense conquista medalhas no Pan-Americano

Data da notícia: 19/07/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130719-181.jpg[/IMG] (Da Redação) O pequeno karateca ji-paranaense Weslley Paim conquistou um total de três medalhas na disputa do Campeonato Pan-Americano de Karatê que aconteceu no período de 4 a 7 deste mês, na cidade de Guarujá, em São Paulo. O evento que reuniu cerca de 2,5 mil atletas de 16 países, foi mais uma realização da Confederação Brasileira de karatê Interestilos CBKI, e supervisionada pela World Union Of Karate-Do Federations ? WUKF.
Mesmo competindo com adversários até três anos mais velho (categoria 11 e 12 anos), o pequeno Weslley de apenas nove anos mostrou personalidade e muita técnica, conquistando o terceiro lugar na categoria kata (luta imaginária) individual e campeão na equipe revezamento. O atleta, contudo não foi sucedido na categoria kumite (combate), sendo eliminado antes da final.
Na categoria kata, onde ele ficou em terceiro disputando na categoria 9 e 10 anos faixa verde a preta, competiam cinco participantes, sendo todos atletas brasileiros. Já no kumite individual Weslley Paim foi eliminado na primeira luta pelo atleta João Gabriel R. Santana, do estado do Paraná .
Na disputa de equipe revezamento ele lutou com os atletas João Gabriel R. Santana e com Gabriel Kamaguso, ambos representantes do estado do Paraná, eles conquistaram medalhas de Ouro.
Nesta competição, as dificuldades foram principalmente no revezamento, onde as lutas são de seis minutos corrido e eles disputaram na categoria acima, pois competiram na categoria 11 e 12 anos, sendo dos três atletas, da equipe, apenas o Gabriel Kamaguso tinha 11 anos. Weslley acabou de completar 9 anos e João Gabriel 10 anos. Mesmo assim com diferença de tamanho e idade eles se superaram e fizeram a primeira luta contra uma equipe peruana, a segunda contra equipe brasileira,vencendo ambas.
Na semifinal, os garotos da equipe de Weslley confrontaram com atletas equipe chilena, onde os adversários alem de maior, eram também velhos.O time chileno era ainda mais graduados, onde dois atletas eram faixas preta e um faixa marrom. Contudo, Weslley e seus companheiros de equipe conseguiram superar as adversidades, se garantindo para a final. Na luta final, eles derrotaram a equipe nº 1 do Brasil equipe esta de São Paulo e conseguiram vencer com muita propriedade, superando as expectativas.

PROJETOS - De volta a Ji-Paraná, Weslley Paim retomou os treinamentos na Impacto Academia, visando a terceira e última etapa do Campeonato Estadual. Apesar da boa classificação nas duas fases anteriores, o pequeno karateca mantém treinos fortes já voltados para o Brasileiro de Karate que vai acontecer em novembro, na cidade de Fortaleza (CE), onde ele pretende competir em quatro categorias, kata individual. kumite individual kata equipe e kumite equipe, defendendo o titulo que foi conquistado ano passado em São Paulo representando a Federação Estadual de karate Interelistos de Rondônia ? Fekir.
Apesar das boas classificações conquistadas pelo atleta Weslley Paim e outros representantes de Rondônia no Campeonato Pan-Americano,Sul-Americano e Brasileiro de Karate, infelizmente os atletas em geral são obrigados a arcar com suas despesas nas competições em razão da falta de apoio do poder público do estado e dos municípios. Segundo o também atleta Vanderlei Paim, pai de Weslley a cada evento, cerca de 80% das despesas são bancadas pelos pais ou pelos próprios atletas.

Fonte:






Noticia vista 1303 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.